terça-feira, 1 de novembro de 2011

LULA e o SUS (por Tico Santa Cruz)...

 A única coisa que posso comentar neste momento, é que FODA-SE onde ele vai se tratar. RESPEITO é antes de mais nada a maior lição de MORAL que qualquer pessoa pode dar. Hj, meu paizinho amado, meu GRANDE PARCEIRO de vida, completaria 80 anos de idade. Perdi meu pai, ano passado, por conta desta doença maldita e, sinceramente, não acredito na quantidade de piadas que recebi desde que o nosso ex-presidente recebeu o diagnóstico!!! Nosso deboche é a maior prova da nossa falta de capacidade para evoluirmos e mudarmos a situação do nosso país. O câncer, é tão cruel e devastador, que mata não apenas o paciente, mas acaba tb com a vida de quem assiste impotente o estrago causado por ele. A grande verdade, é que ricos ou pobres, somos todos iguais... MEDÍOCRES E DESUMANOS!!! Meu querido Tico, perdoe-me mas é que hj, é um dia extremamente doloroso para mim e não aguento mais ouvir as pessoas reclamando disso ou daquilo, como vc mesmo falou, reclamamos porém não agimos. O Maluf está lá! O Tiririca, O Romário, O Sarney... poderia ficar aqui citando, citando, citando... Enfim... A grande questão é que uma pessoa está doente! Não importa quem ele foi, é ou deixa de ser para vc. RESPEITE!!! Especialmente os que não tiveram o desprazer de conviver com algo tão devastador!!! Não tenho mais entrado em polêmicas, mas hj não consegui ficar calada!!!
E mais uma vez, obrigada Tico Santa Cruz, vc como sempre colocando sua posição de maneira digna e consciente! Já escrevi isso e vou repetir: posso não ser sua fã número 1, já vi outras aqui que me deixam lá no final da fila...rs, mas estou aqui, te seguindo e admirando cada vez mais, não apenas pela sua música, mas PRINCIPALMENTE pela pessoa que vc SEMPRE demonstra ser! OBRIGADA por estas sábias palavras nesse "meu dia" de hj... Andréa Pereira Maçãzinha


"O ex-presidente Lula fora diagnosticado com um Câncer na Laringe.


Começou a polêmica.
Por que o ex-presidente não experimenta do mesmo sistema de saúde que o cidadão comum faz uso no dia dia?
Vamos ao que interessa.
Há pelo menos 7 anos, pelos quais ando viajando por universidades e escolas, fazendo palestras e participando de debates com professores e alunos do Brasil inteiro, sozinho ou ao lado do meu grupo de ação política ( QUE NÃO É UMA ONG – Procure por : “Voluntários da pátria” no Google) levo a questão:

Todo político eleito, assim como seus familiares de primeiro Grau, deveriam ser OBRIGADOS POR LEI, a fazer uso do sistema público que oferecem ao povo.

Filho(a) deveria estudar em Escola Pública, assim como esposa(o), deveriam receber todos os tratamentos de saúde pelo SUS. Isso, para se dizer o mínimo. Para entender o que o povo passa quando precisa de tais serviços.

Todavia, farei uma análise IMPARCIAL e apartidária, buscando apenas o viés sócio-político que nos UNE (Não fuja do texto por ter lido isso ok? ) e me pautando por meus humildes estudos e pela forma que observo o comportamento coletivo.

Por onde devo começar?
Que tal pela hipocrisia de quem esta cobrando que o ex-presidente seja tratado pelo SUS?
Será que são os mesmos que tem plano de saúde e também não fazem uso do Serviço público, ou será que são aqueles que de fato enfrentam horas, dias e meses de espera para simples consultas, imagine um tratamento de uma doença tão complexa.

Espere aí um momento. Guarde suas pedras contra mim. Controle sua raiva por hora. Vamos aos poucos destrinchando a questão. Ao fim do texto, você poderá tirar suas conclusões, se decidir seguir a leitura.

Dizem que o Brasil é uma Democracia.

Mentira, o fato de supostamente escolhermos nossos representantes, não determina que vivamos numa democracia REAL, pelo simples fato de que numa democracia VERDADEIRA, o povo participa e conduz seu país junto a seus representantes eleitos.

Fazemos isso?

Numa Democracia também partimos do princípio de que temos liberdade de escolha, mas no Brasil, esta liberdade de escolha esta diretamente atrelada ao poder financeiro. Para ser BEM objetivo: Quem pode pagar escolhe onde o filho estuda e onde é atendido caso precise de um hospital, quem não pode pagar, usa o que tem ou fica sem.
Aquele que não pode pagar, vive sob uma ditadura.

O que isso tem a ver com o Câncer do Lula e o SUS?

Vamos conectar os cabos.
Vivemos num regime PRESIDENCIALISTA, que é dividido por TRÊS poderes:
Executivo ( Presidente ), Legislativo ( Senadores, deputados), Judiciário ( Magistrados, juízes e desembargadores ).

Nós, O POVO, escolhemos há cada 4 anos, quem serão os responsáveis por gerir nosso país. Aqueles que criarão leis e determinarão o destino de nossos RECURSOS E IMPOSTOS, fazendo investimentos nos setores públicos.

DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES, são as autoridades competentes para estas atuações.

O PRESIDENTE tem o poder de decidir com a assinatura final, se uma lei ou algum dispositivo VOTADO (SECRETAMENTE) por nosso PODER LEGISLATIVO, será válido ou não. Logo, o PRESIDENTE, não é o personagem PRINCIPAL em nosso regime político, como MUITA GENTE POSSA PENSAR. Ele de fato tem um papel decisivo, mas até chegar em suas mãos, as DECISÕES passam por aqueles que nós muitas vezes elegemos e depois esquecemos quem são.

O que quero lhe dizer, caro leitor, é que não adianta você votar no PRESIDENTE, sem ter consciência de que são os DEPUTADOS E SENADORES que determinarão o SEU DESTINO.

O Presidente, tem seus MINISTROS, que são responsáveis por administrar a VERBA destinada a cada MINISTÉRIO e estes homens também estão direta ou indiretamente subordinados ao LEGISLATIVO.

Cabe ao PODER JUDICIÁRIO, julgar se é legal ou ILEGAL, determinadas escolhas feitas por nossos parlamentares de acordo com a CONSTITUIÇÃO e por fim concluir os processos que percorrem os tribunais brasileiros, constituindo assim, o papel da JUSTIÇA, segundo o código penal.

E daí?

Sendo assim, acho válido analisarmos com QUAL MORAL estamos cobrando que o nosso ex-presidente seja TRATADO de seu Câncer por um hospital PÚBLICO, como se isso representasse nossa VINGANÇA contra ele pelo quadro SECULAR mantido também por nós, de nossos PÉSSIMOS serviços públicos.

O Grande MAL DO BRASILEIRO é achar que não tem responsabilidade TAMBÉM pelo que é da ORDEM PÚBLICA. Acreditar que esta “fazendo sua parte” quando vai até uma URNA de quatro em quatro ANOS e muitas vezes, sem consciência alguma do que isso representará para seu destino, escolhe seus governantes.
Qual é a diferença entre o PRESIDENTE e o CIDADÃO que paga um plano de Saúde e recebe tratamento num hospital particular?
Ou achamos que por ser PRESIDENTE, o indivíduo tem o PODER EXCLUSIVO de resolver TODOS OS PROBLEMAS DA NAÇÃO?

Não vivemos numa DEMOCRACIA? Então o que nos difere na escolha de um leito?

Quero dizer com isso, que aquele que ACEITA CALADO, sem fazer absolutamente NADA para mudar o quadro social e político desse país, assim como aquele que paga impostos e ainda precisa arcar com custos de planos de saúde e escolas particulares, deixando de lado suas responsabilidades relacionadas a COBRANÇA E AO ACOMPANHAMENTO das escolhas feitas por nossos POLÍTICOS, ABRINDO MÃO de suas responsabilidades políticas e sociais estão igualmente no mesmo barco. Porque PODEM usufruir de um SISTEMA A PARTE DO SISTEMA e geralmente em sua grande maioria, estão literalmente CAGANDO para quem não tem como pagar e usar os serviços privados.

Logo, se você esta desejando que o ex-presidente seja atendido pelo SUS, mas não LUTA para que o SUS funcione e nem se importa com quem de fato USA O SUS, você esta sendo suficientemente CONIVENTE com o nosso belo quadro social. Por consequência, esta LEVANTANDO ESTA BANDEIRA, não por consciência política, mas pela FALTA DELA.

De modo que, desejar a morte ou maus tratos a um ex-presidente, seja ele qual for, e ignorar que nós também somos diretamente responsáveis pelo cenário que se estabeleceu nesse país, é desejar que em breve todos nós sejamos mortos pela mesma falta de bom senso.

No momento em que ENTENDERMOS como funcionam as nossas escolhas políticas e quais influências elas trazem ao nosso cotidiano e então passarmos a cuidar de nossas responsabilidades sendo menos EGOÍSTAS e mais cidadãos, TALVEZ, possamos jogar essa primeira pedra.

Se atente para as BANCADAS que são bancadas pelos PLANOS privados, em detrimento de um sistema público eficiente. Aqueles que nunca aparecem, mas que detém o DINHEIRO que promove CAMPANHAS políticas em TROCA de muitos benefícios.

Procure saber se o SENADOR que você votou está VOTANDO as leis e os projetos de ACORDO com o que lhe foi prometido. Busque informações sobre o Deputado para o qual seu voto foi dado, se o mesmo está realmente cumprindo com suas obrigações ou apenas legislando em benefício próprio.

Exercer a CIDADANIA, não é fazer campanha no Twitter ou postar Textos pré-fabricados no Facebook. EXERCER a cidadania é entender que TODOS NÓS, fazemos parte da mesma engrenagem e que para que ela funcione bem, temos que trabalhar JUNTOS e não uns contra os outros.

Desejo um bom tratamento ao ex-presidente LULA e sua plena Recuperação, assim como desejo que todos nós possamos lutar para que não só OS POLÍTICOS façam uso do sistema PÚBLICO, mas todo e qualquer BRASILEIRO, pois NÓS PAGAMOS IMPOSTOS PARA ISSO.  
          Nunca se esqueçam. "  -  (Tico Santa Cruz)



.

Nenhum comentário: