segunda-feira, 4 de julho de 2011

#RIP... FACHA - FACULDADES INTEGRADAS HELIO ALONSO

Aplaudindo meu antigo professor com lágrimas nos olhos e MUITO triste por saber que nem com toda manifestação de solidariedade por parte dos alunos, seremos capazes de mudar essa pouca vergonha!!! #LAMENTÁVEL

"Sementes, flores e abacaxis
Desde que fui informado, por telefonema seguido de um frio telegrama, de minha demissão (e de tantos outros colegas) da Facha, pensei em vir aqui e publicar um desabafo. De cabeça quente, achei melhor nem escrever. Certamente iria expressar minha revolta..., minha indignação pela forma como fomos tratados, mas senti que devia esperar a reação dos alunos. Lá no fundo, esperava que as sementes que ajudamos a plantar durante tantos anos dessem algum fruto agora. Afinal, a esperança é sempre o que resta aos lavradores. E se há algo que fizemos de bom nesses tantos anos de Facha foi plantar, plantar e plantar. Mas juro que nem pressentia uma colheita tão madura. Em menos de 24 horas nossas sementes viraram flores, frutos, verdadeiros abacaxis atirados ao colo da Comatrix e da OHAEC! Em tão pouco tempo descobri que a velha e boa Facha, da qual até eu duvidava, ressurgiu como legítima representante dos verdadeiros valores da educação e do saber. A ira de alunos e ex-alunos, sua rápida mobilização não apenas em defesa desse ou daquele professor, mas dos princípios mais legítimos de uma instituição de ensino, sinceramente me surpreendeu. Aposto que a Comatrix não contava com essa. Seus executivos, prenhes de MBAs, planilhas e estimativas de custos, talvez não tenham essa experiência toda que, com a argúcia dos bons vendedores, convenceram o Prof. Helio Alonso a transformar, da noite para o dia, uma instituição com 40 anos de história em mais uma máquina emissora de diplomas. Mandaram mal, minha gente, mandaram muito mal. Não se pega uma Valderez aos 81 anos de elegância e a mais pura sabedoria e, simplesmente, se diz: “Minha senhora, seus serviços não nos interessam mais, vá fumar seu cigarro mentolado em outro lugar”. Isso aqui é a Facha, dona Comatrix. Isso aqui não é Celso, Estácio ou Unicarioca. Não venham com sua receita pronta, que aqui a gente faz a comida na hora. Somos antropófagos. Isso aqui é terra de gente-abacaxi, terra de milícias de Botafogo, bondes do Méier. Terra de professores que já comeram o pão que o diabo amassou e beberam uma dose de gasolina pra descer mais gostoso. Terra de alunos que têm mais dignidade do que dinheiro, mais sonhos na alma do que netbooks na bolsa. Todos sabemos que essa deve ser uma guerra perdida. Que o $aber da Comatrix (que nome bonitinho!) vai acabar esmagando a resistência das flores. Mas vai ficar um cheiro bom no ar. Não cheiro de sangue e de fezes a que eles estão acostumados. Vai ficar o perfume da esperança e da dignidade. O perfume de uma Facha que pode até estar morrendo, mas permanecerá viva em nossos corações. É isso gente. Tenho vontade de chamar todos os meus queridos alunos e amigos professores para comemorar. “Vamos tomar uns bons drink!”, porque “porraaaaaaaaa!!!”, perdemos a guerra mas ganhamos a mais importante das batalhas."

Por: Sebastião Martins

Um comentário:

Andréa Pereira disse...

Passei exatamente por isso na minha profissional e agora vejo meus queridos professores, poços de cultura, passando pelo mesmo! PRA QUÊ CONTEÚDO SE NO FINAL NÃO PASSAMOS DE NÚMEROS??? E "VIVA" O CAPITALISMO...!!!

Minha total SOLIDARIEDADE a professora VALDEREZ, bem como ao professor CID BENJAMIM, professora ROSÂNGELA, professor ROTBERG e a querida e doce professora NILCEIA. Meu total respeito e admiração a estes brilhantes mestres! Obrigada pela opo...rtunidade de te-los tido como professores!!! Obrigada por dividir um pouco a sabedoria dos Srs. conosco e particularmente, por ter certamente me tornado uma pessoa melhor! Estou em LUTO!!! Segue um "desabafo" que fiz especialmente pela a professora Valderez por quem nutro profunda admiração. Uma professora que no ague dos seus 81 anos, que além de ser um joia raríssima, sempre demonstrou prazer em lecionar, e a maior prova disso era por se manter IMPECÁVEL na sua apresentação pessoal. Até nisso podemos ver um cuidado, amor e dedicação em sua profissão. >>> Eu não sabia da lamentável demissão da professor Valderez. Fui aluna dela 10 anos atrás quando era molecona e não fazia ideia do tesouro ambulante que era essa mulher. Abandonei a matéria na época pq achava um saco ter aula com ela e 10 anos depois resolvi enfrenta-la. Já mulher feita e "outra cabeça", saia das aulas sempre com gostin...ho de "quero mais". Sentava nas primeiras cadeiras pq os molecotes conversavam todo tempo e deviam achar um saco também, como eu tinha achado naquela primeira vez. Uma pena que eles não terão uma segunda chance. Eu tive! Um salve para a Sra. Valderez... que orgulho de ter tido essa professora! QUE ADMIRAÇÃO!!! E que tristeza pela FACHA ter perdido essa pedra tão preciosa de valor IMENSURÁVEL!!! Podem ter certeza que os alunos perderam, e a faculdade ficou desfalcada pois eu duvido que exista alguma professora de antropologia igual ou melhor que a Valderez!!! Meus pêsames, FACHA... #RIP

Andréa Pereira